17 March 2017

GlobalSign une-se à parceria de Plataforma de dispositivos de IoT do ARM mbed

A parceria conjunta amplia a segurança no nível de sistema em um chip para a Internet das Coisas

GlobalSign adere ao programa de parceria de Plataforma de dispositivos de IoT do ARM mbed

Ampliando a segurança no nível de SoC (Sistema em um chip) para a Internet das Coisas

A GMO GlobalSign (www.globalsign.com), provedora líder de soluções de identidade e segurança para a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything, IoE), e a ARM, empresa IP de semicondutores líder no mundo, com sede em Cambridge, Reino Unido, firmaram parceria para ter segurança maior em dispositivos de Internet das Coisas (IoT) com a GlobalSign, ingressando na parceria ARM® mbed™.

Os certificados digitais da GlobalSign permitirão que os conselhos de desenvolvimento do ARM mbed Enabled™ utilizem a instalação de certificados digitais nos chips de CI no momento da produção. O aumento da segurança no nível de Sistema em um Chip (SoC) permite que a confiança nos dispositivos de IoT reduza as preocupações com segurança e privacidade. Como primeira etapa dessa parceria, o desenvolvimento e a verificação serão realizados na Plataforma de Dispositivos de IoT do ARM mbed para integrar o sistema de emissão de certificados digitais da GlobalSign às máquinas de gravação de chips de CI.

Histórico da parceria

Vários dispositivos, como móveis/portáteis, máquinas industriais, automóveis e eletrodomésticos, passaram a ser habilitados pela IoT, e a ARM espera que o número de dispositivos de IoT alcance um trilhão em 2035. Os dispositivos de IoT com chips de CI integrados que consistem em um sensor que adquire objetivamente dados do ambiente que o cerca - como temperatura, umidade e movimento, transmitem os dados adquiridos para nuvem e realizam execução e controle no dispositivo. Vários fabricantes de semicondutores que produzem os chips de CI são licenciados pela ARM, líder mundial em IP e semicondutores. À medida que a IoT avança, tanto o mercado de wearables quanto o de semicondutores automotivos preparam-se para crescer mais rapidamente.

Abordagem em equipamentos de segurança de dispositivo de IoT – Emissão de certificados digitais

Embora haja expectativa de que o mercado de IoT cresça, a segurança dos próprios dispositivos de IoT é considerada uma questão de prioridade máxima. Principalmente, quando os chips de CI integrados a um dispositivo recebem um ataque mal-intencionado e um programa mal-intencionado acaba sendo instalado. Isso pode resultar em acidente de grandes proporções devido à detecção de dados e ao controle fraudulento de um dispositivo. Por isso, os recursos de segurança de dispositivo de IoT são uma necessidade urgente.

A GlobalSign oferece Certificados de Cliente, um certificado digital que oferece a capacidade de autorizar e controlar o acesso à nuvem e aos servidores por meio da verificação da identidade do proprietário do dispositivo no qual o Certificado do Cliente da GlobalSign está instalado. Esse mecanismo permite a verificação da identidade de um dispositivo que acessa e impede o acesso por um dispositivo mal-intencionado. A Plataforma de Emissão de Certificado Digital em Alto Volume da GlobalSign tem a capacidade de emitir milhares de certificados por segundo, criando um ambiente de IoT seguro.

Com esse histórico, a GMO GlobalSign assinou um acordo de parceria do ARM mbed com a ARM, que permite que eles tenham a segurança nativa do dispositivo de IoT que o mercado de IoT busca por meio da incorporação de um mecanismo, que se integra ao sistema de certificados digitais da GlobalSign, aos chips de CI. De agora em diante, a GlobalSign trabalhará com a ARM para criar um ambiente de IoT seguro que utilize o mecanismo a seguir.

Descrição de nossa parceria – Nível de segurança de SoC (Sistema em um Chip) em dispositivo de IoT

A GlobalSign e a ARM trabalharão no desenvolvimento de uma integração do sistema de emissão de certificados digitais para permitir a instalação de certificados do cliente seguros em chips de CI no momento da produção, utilizando a Plataforma de dispositivos de IoT mbed equipada com recursos de segurança. Com o uso do mbed, as máquinas de gravação de chips de CI que os fabricantes de semicondutores possuem podem ser integradas ao sistema de emissão de certificados da GlobalSign por meio de API*3, que permite a instalação em alta velocidade e em altos volumes de certificados de cliente em chips de CI.

Como a primeira etapa dessa parceria, a GlobalSign fornecerá tecnologia para iniciar sua verificação da estrutura acima por volta do terceiro trimestre de 2017. Nos próximos anos, a GlobalSign fornecerá serviços voltados para IoT destinados principalmente aos fabricantes de eletrônicos em colaboração com a ARM, com base no mecanismo acima.

Plataforma de dispositivos de IoT do ARM mbed

A Plataforma de dispositivos de IoT do ARM mbed fornece um sistema operacional, os serviços de nuvem, as ferramentas e o ecossistema de desenvolvimento necessários para o desenvolvimento de aplicativos e dispositivos de IoT para permitir o desenvolvimento e a oferta de soluções de IoT para uso comercial. Ela permite a conexão e a comunicação com os dispositivos com algumas restrições, protege um ciclo de vida dos sistemas que usam o cliente mbed e o serviço de gerenciamento de dispositivos para possibilitar o gerenciamento do ciclo de vida desde dispositivos até microcontroladores.

Christian Simko
VP Marketing