11 April 2017

GlobalSign une-se à Wi-SUN Alliance para proteger dispositivos conectados nos mercados de serviços públicos inteligentes, cidade inteligente e Internet das Coisas

A aliança de concessionárias de serviços públicos, governos e provedores de tecnologia destinou-se a promover as comunicações de rede para concessionárias de serviços públicos e cidades inteligentes

BOSTON, MA, Estados Unidos – 11 de abril de 2017 – A GMO GlobalSign (www.globalsign.com), provedora líder de soluções de identidade e segurança para a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything, IoE), é agora membro da Wi-SUN Alliance, uma aliança setorial global que promove soluções baseadas em padrões sem fio interoperáveis para a Internet das Coisas (IoT). As empresas-membro são Cisco, Itron, Landis + Gyr, Renesas, Silver Spring Networks e várias outras, como concessionárias de serviços públicos, governos e fornecedores de tecnologia.

O ingresso na aliança é algo natural para a GlobalSign, cuja estratégia de segurança de IoT concentra-se em ambientes de risco maior, como redes de energia inteligentes e cidades inteligentes. A Wi-SUN Alliance concentra-se na aceleração da implementação de uma rede de energia mais inteligente e de cidades mais inteligentes ao propiciar a adoção global de soluções interoperáveis com base no padrão IEEE 802.15.4 e em outros padrões abertos relacionados. A GlobalSign tem como foco a proteção de dispositivos de IoT, como aqueles que fazem parte da rede de energia inteligente, usando criptografia e autenticação para conceder a cada dispositivo uma identidade confiável exclusiva.

" À medida que os ativos de infraestrutura fundamentais conectam-se cada vez mais virtualmente, surgem novas ameaças de segurança. Proteger esses ativos com tecnologias comprovadas é de vital importância para a sociedade e a economia de hoje", disse Zachary Short, Arquiteto Principal de Software na GlobalSign. "Estamos entusiasmados em participar da Wi-SUN Alliance e queremos colaborar com seus membros para levar a segurança e a interoperabilidade à rede de energia inteligente e outras infraestruturas críticas."

A especificação de rede de campo (FAN – Field Area Network) da Wi-SUN Alliance é um padrão de protocolo de medição e de cidade inteligente destinado a conectar a tecnologia inteligente às implantações de nuvem e é adequado para as redes de concessionárias de serviços públicos e de cidades inteligentes, incluindo Infraestrutura de Medição Avançada (AMI) e Automação de Distribuição (DA). O componente de segurança da especificação de FAN inclui autenticação com o uso de Infraestrutura de Chave Pública (PKI) e certificados de cliente.

PKI é uma tecnologia baseada em padrões posicionada de maneira ideal para proteger dispositivos de IoT, incluindo conexão à rede de energia inteligente, capacitação de cidades inteligentes e proteção de infraestrutura crítica. A PKI protege os dispositivos conectados em rede oferecendo confiança e alto nível de garantia por vários anos, ou seja, ela está preparada para gerenciar identidades e certificados digitais para a IoT em larga escala. O serviço de certificado em larga escala da GlobalSign permite que os desenvolvedores de IoT integrem a segurança e a identidade com facilidade aos seus produtos, o que protege a integridade dos dados garantindo e autenticando os terminais de IoT.

Sobre a Wi-SUN Alliance
A Wi-SUN Alliance é uma associação sem fins lucrativos das principais empresas do setor dedicada à certificação e à proliferação global de soluções sem fio interoperáveis da Wi-SUN, baseadas no padrão IEEE 802.15.4g para uso em companhia de utilidade pública inteligente (Smart Utility), cidade inteligente (Smart City) e outras aplicações de IoT que exigem uma funcionalidade robusta de rede de campo (FAN – Field Area Network) usando padrões globais abertos. A afiliação à Wi-SUN Alliance está aberta a todos os participantes do setor. Para obter mais informações, visite: www.wi-sun.org.

Christian Simko
VP Marketing